Ciclo de Vida de Capturas de Tela
Este Guia foi desenvolvido para que orientar os usuários para que tenham uma compreensão aprofundada dos elementos e estratégias para gerenciar o ciclo de vida das capturas de tela.
Introdução
O sistema é projetado para receber, processar e armazenar capturas de tela enviadas por um cliente instalado nas máquinas dos usuários. Este documento trata do ciclo de vida de cada imagem armazenada pelo sistema no Google Storage.
Componentes Principais
Entenda como esses elementos trabalham juntos para criar uma solução robusta de armazenamento, garantindo a integridade e acessibilidade das suas capturas de tela.
Cliente de Captura de Tela
O sistema inclui um cliente instalado nas máquinas dos usuários, responsável por capturar as telas e enviar as imagens para o servidor.
Servidor de Processamento
O servidor de processamento recebe as capturas de tela enviadas pelos clientes, aplica regras de negócio específicas e valida as capturas de acordo com as configurações contratadas pela organização.
Google Storage
O Google Storage é usado como o repositório central para armazenar as capturas de tela processadas. Cada organização possui seu próprio bucket personalizado no Google Storage para o armazenamento das capturas.
Gerenciamento do Ciclo de Vida
Políticas de Retenção Customizadas
A capacidade de configuração de políticas de retenção personalizadas é uma característica essencial do sistema. Cada organização contrata um período de retenção diferente, que é refletido na política de retenção das imagens armazenadas e é sincronizado com a política de retenção aplicada ao bucket da organização no Google Storage.
Bucket individual
Cada Organização tem um bucket individual para armazenamento de capturas de tela. Isso significa que as configurações de ciclo de vida são aplicadas ao bucket, e reflete o tempo de retenção contratado por cada organização.
Criação do bucket
Um bucket é criado quando uma Organização é criada e tem a funcionalidade de Screenshots habilitada. Neste momento a configuração de ciclo de vida é aplicada ao bucket de acordo com o que está configurado (contratado) no fSense.
Atualização do bucket
Um bucket é atualizado quando uma Organização tem seu tempo de retenção alterado. Isso ocorre quando há mudança no plano contratado.
Exclusão Automática
Com base nas políticas de retenção estabelecidas, o Google Storage controla o ciclo de vida dos objetos. Quando um objeto atinge o tempo de retenção especificado, ele é automaticamente removido pelo Google Storage, liberando espaço de armazenamento. Como o ciclo de vida das imagens é controlado pelo Google Storage não é possível recuperar imagens excluídas.
Eventualidade da exclusão no Google Storage
Por definição do provedor de serviço de armazenamento das capturas, elas são excluídas em algum momento após passado o tempo de retenção. Isso significa que, se a retenção da organização é de X dias, a imagem será removida do Google Storage em até 24 horas, como histórico apresentado pelos nossos clientes e em nossas contas de homologação este tempo costuma ser alguns segundos após o período de expiração.
Alterações no ciclo de vida
Alterações no tempo de retenção de uma organização serão aplicadas em um período de até 24 horas. Isso significa que, ao alterar o tempo de retenção de 7 para 8 dias, capturas de tela que passaram de (X vezes 24) horas antes da alteração podem mesmo assim serem excluídas pelo serviço do Google.
Validação periódica
A cada período de tempo determinado, sendo este inferior a 24h, o fSense valida as configurações de ciclo de vida de cada Organização para garantir que esteja em conformidade com o contratado no fSense.
Referências
Para saber mais, ver recursos adicionais, informações detalhadas, consulte a Documentação Oficial do Google Cloud Storage, clicando no link abaixo: